Tour da Suíça: Mathieu van der Poel vence a 2ª etapa

em

Em seu retorno ao ciclismo de estrada depois de duas etapas da Copa do Mundo de MTB, o holandês conquista etapa com ataque na subida final

Em seu retorno ao ciclismo de estrada depois de duas etapas da Copa do Mundo de MTB, o holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix) conquistou sua quinta vitória da temporada 2021 ao faturar a chuvosa 2ª etapa, com 178 km de percurso, do Tour da Suíça nesta segunda-feira (7 de junho).

Van der Poel derrotou Maximilian Schachmann (Bora Hansgrohe) na chegada em Lachen depois que ambos escaparam no trecho final. Wout Poels (Bahrain-Victorious) foi o 3º.

“As condições estavam difíceis hoje. Parecia mais uma clássica. Quando olho para os ciclistas que venci, digo a mim mesmo que é uma grande vitória. Gostei muito de voltar para a bicicleta de estrada. Foi uma etapa super divertida, principalmente com a chuva no final”, comentou o holandês de 26 anos.

Van der Poel atacou o grupo da ponta a 3,4 km do final e parecia estar no caminho para uma vitória solo depois que Jakob Fuglsang (Astana Premier Tech) não conseguiu o acompanhar. Mas Schachmann encarou a perseguição e encostou a 1,8 km da meta. “Eu vi que Mathieu estava indo muito bem, na descida fiz o meu melhor, mas a estrada estava bastante molhada e bastante perigosa. Quando Mathieu atacou no plano, pude segui-lo, mas ele foi muito forte no sprint. Estou muito feliz com minha corrida hoje”, disse Schachmann.

Marc Hirschi (UAE Emirates) liderou o grupo com favoritos da classificação geral, com Julian Alaphilippe, Richard Carapaz, Michael Woods e Fuglsang, que terminaram a 3 segundos.

O líder Stefan Küng (Groupama FDJ) segurou a camisa amarela, com vantagem de apenas 1 segundo. Alaphilippe é o 2º e Schachmann o 3º, a 2 segundos.  “Meu objetivo era manter a camisa amarela e me senti muito bem, mas perdi contato no final.  Amanhã, será menos difícil. Eu não deveria ter problemas para seguir em frente, vou dar tudo para manter a liderança”, afirmou Kung.

Na primeira fuga do dia, Claudio Imhof (Seleção Suíça), Tom Bohli (Cofidis), Nicolas Zukowsky (Rally Cycling) e Matteo Dal-Cin (Rally Cycling) escaparam e chegaram a abrir quase seis minutos de vantagem nos primeiros quilômetros. Na subida de Ghoch, a vantagem caiu para 5min30s, com a Deceuninck-QuickStep controlando o ritmo do pelotão para o campeão mundial Alaphilippe.

Na subida de Oberricken, a 43 km do fim, a diferença havia diminuído para 3min48s. Bohli atacou na subida e escapou, mas Imhof encostou na descida. O pelotão estava a 1min58s, com uma perseguição intensa, com o Team BikeExchange e a Alpecin Fenix liderando.

Com duas subidas restantes – uma delas não categorizada – a dupla líder manteve a vantagem e Imhof derrotou Bohli na primeira subida e ainda conseguiu chegar à subida final da Litschstrasse na frente.

O pelotão alcançou e Van der Poel, muito marcado, ficou em um grupo de nove quando atingiu o topo da escalada alguns segundos antes do camisa amarela. O holandês seguiu em frente e faturou sua primeira vitória no ciclismo de estrada desde a Tirreno-Adriático em março.

TOP 10 DA ETAPA 2
1 Mathieu van der Poel (Hol) Alpecin-Fenix 4:12:30
2 Maximilian Schachmann (Ale) Bora-Hansgrohe 0:00:01
3 Wout Poels (Hol) Bahrain Victorious 0:00:03
4 Ivan Garcia Cortina (Esp) Movistar Team
5 Marc Hirschi (Sui) UAE Team Emirates
6 Richard Carapaz (Equa) Ineos Grenadiers
7 Michael Woods (Can) Israel Start-up Nation
8 Julian Alaphilippe (Fra) Deceuninck-QuickStep
9 Jakob Fuglsang (Din) Astana-Premier Tech
10 Andreas Kron (Din) Lotto Soudal 0:00:09

TOP 10 DA CLASSIFICAÇÃO GERAL
1 Stefan Küng (Sui) Groupama-FDJ 4:24:52
2 Julian Alaphilippe (Fra) Deceuninck-QuickStep 0:00:01
3 Maximilian Schachmann (Ale) Bora-Hansgrohe 0:00:02
4 Mathieu van der Poel (Hol) Alpecin-Fenix 0:00:06
5 Ivan Garcia Cortina (Esp) Movistar Team 0:00:12
6 Mattia Cattaneo (Ita) Deceuninck-QuickStep
7 Richard Carapaz (Equa) Ineos Grenadiers 0:00:13
8 Neilson Powless (EUA) EF Education-Nippo 0:00:25
9 Gino Mäder (Sui) Bahrain Victorious 0:00:30
10 Andreas Kron (Din) Lotto Soudal 0:00:33

Próxima etapa
Nesta terça-feira a 3ª etapa terá 185 km entre Lachen e Pfaffnau. Com um circuito adicional por terrenos acidentados antes de cruzar a linha de chegada, a etapa ganha contornos de uma clássica da primavera.

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s