Quais dados exibir na tela do Garmin durante os treinos?

As informações exibidas no display do seu dispositivo GPS (Garmin, Polar, Wahoo, Bryton e similares) são personalizáveis e podem ser configuradas da forma que mais agrade às suas necessidades e preferências, e também com todas os dados necessários para executar as sessões de treinos das planilhas.

É importante ter em mente o que é mais importante, quais dados você precisa ter visível a todo momento, e quais são secundários. Além disso, o ciclista precisa decidir sobre a quantidade de informações exibidas na tela. Um Edge 520, por exemplo, pode ter até 10 campos de informação, o que pode resultar em dificuldade de leitura e confusão na hora de encontrar rapidamente algum dado específico.

As configurações sugeridas são voltadas para ciclistas que treinam a sério e que precisam acompanhar os dados como frequência cardíaca, potência e controlar a intensidade e duração de exercícios intervalados.

A primeira sugestão é de quatro telas voltada para os ciclistas que utilizam medidor de potência e a segunda é para atletas que treinam apenas com a cinta de frequência cardíaca.

Optei por um setup mais limpo, enxuto, dando ênfase para os dados que precisam de leitura mais imediata mesmo sob situações críticas, como baixa luminosidade, muito movimento na bike ou esforço extremo.

Atenção: nem todos os dispositivos apresentam todas as funcionalidades abaixo. Em caso de dúvida, consulte o manual do seu aparelho.

Para ciclistas com medidor de potência

Com quantidade limitada de telas e um número muito mais de informações a serem controladas no treinamento com potência, é preciso deixar de lado os setups mais enxutos e encher um pouco o display.

Tela 1: Informações correntes

Essa é a tela principal, que inclui dados correntes (valores que estão acontecendo no momento) importantes para controlar o ritmo e o esforço.

Tela 2: Tela para voltas e treinos intervalados

A tela secundária é útil para realizar os exercícios intervalados ou para obter dados específicos de uma fração do seu treino. Mantemos os valores correntes de potência em watts, mas as informações de tempo são específicos para a volta atual e para a volta anterior.

Além disso, são acrescidos os campos de NP da volta atual e NP da volta anterior (lado inferior direito), potência média da volta atual (lado esquerdo) e velocidade média da volta (inferior esquerdo). Para iniciar uma nova volta, basta pressionar o botão “lap” em seu dispositivo. Isso irá zerar e reiniciar os valores da volta atual.

Tela 3: Informações acumuladas de potência

Essa tela apresenta dados acumulados de potência para toda a atividade: NP (potência normalizada), IF (fator de intensidade), TSS (carga do treino), e kJ (quilojoules). Além disso, há outras informações referentes ao treino, como médias de velocidade e FC, dados de ascensão e W/kg atual.

Tela 4: Tela de informações gerais

Aqui deixamos algumas informações que não precisam estar sob nossos olhos a todo momento.

Para ciclistas sem medidor de potência

Tela 1: Informações correntes gerais

Essa é a tela principal, que inclui dados correntes (valores que estão acontecendo no momento) importantes para controlar o ritmo, o esforço e ter uma ideia geral do treino ou prova até o momento.

Tela 2: Para voltas e controle de intervalados

A tela secundária é útil para realizar os exercícios intervalados ou para obter dados específicos de uma fração do seu treino. Mantemos os valores correntes de FC e velocidade nos dois campos superiores, mas as informações de tempo, distância e velocidade média são específicos para a volta atual. Para iniciar uma nova volta, basta pressionar o botão “lap” em seu dispositivo. Isso irá zerar e reiniciar os valores da volta atual.

Tela 3: Informações para subidas longas

Se a sua região possui subidas longas, pode ser útil ter uma tela dedicada para as subidas. Assim como nas telas 1 e 2, os valores correntes de FC, velocidade e cadência continuam presentes, mas aqui temos também a leitura da inclinação (em %), ascensão total do treino (em metros) e velocidade vertical média (VAM) para os últimos 30s (em metros por hora). A ascensão total é útil para treinos com metas de elevação, enquanto o VAM pode ser usado para acertar o ritmo em uma subida longa e constante.

Tela 4: Tempo em zonas

Excelente para treinos com metas de tempo em zonas e para controlar o esforço geral de um treino. O tempo em cada zona é somado à medida em que você permanece em cada uma delas. Outra informação para complementar essa tela é a FC média da atividade.

Tela 5: Informações gerais

Aqui deixamos algumas informações que não precisam estar sob nossos olhos a todo momento. Essa é a única tela que exibe FC em batimentos por minuto (todas as outras exibem em zonas).

Bikemagazine
Texto e ilustrações de Gabriel Vargas

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